diesel vazou
O diesel vazou! Quais os efeitos quanto à contaminação do solo?
13 de agosto de 2020
falta de controle do diesel
Como evitar perda financeira pela falta de controle do diesel na sua fazenda
4 de setembro de 2020
Exibir tudo

Fazenda sustentável: por que pensar na economia do diesel?

Veja porque a economia do diesel contribui com o meio ambiente e saiba como melhorar o consumo de combustíveis na sua fazenda.

O agronegócio, mesmo que injustamente, é considerado um dos maiores poluidores do meio ambiente. Para mudar isso, várias ações são necessárias e a economia do diesel é uma delas.

O consumo de óleo diesel influi diretamente no meio ambiente através de sua queima, liberando gases tóxicos ao ambiente. Por isso a economia do diesel é item de grande valor estratégico e ambiental para o agronegócio.

Veja então quais devem ser as estratégias para maior economia do diesel na sua fazenda e como isso ajudará na redução dos impactos do agronegócio sobre o meio ambiente.

Agronegócio x meio ambiente: de rivais à grandes parceiros

No Brasil o agronegócio é uma das atividades que geram valor mais bem-sucedidas. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), cresceu 3,81% em 2019, frente a 2018. Com isso PIB do agronegócio nacional representou 21,4% do PIB brasileiro total.

O Brasil é também considerado o “celeiro do mundo”, gera 1/3 dos empregos do país (18,3 milhões de pessoas, segundo estudo do CEPEA). É também um grande exportador.

Porém, a importância do setor muitas vezes não chega aos ouvidos da grande massa, com algumas pessoas ainda vendo o agronegócio como o maior poluidor do meio ambiente, liberando gás carbônico na atmosfera e maltratando o solo e as águas.

Mas essa não é uma verdade, pelo menos para o atual momento. Nos últimos anos, o Brasil passou de “vilão” a referência em produtividade, eficiência e proteção ambiental, com os olhos do mundo interessados nas técnicas de manejo e cultivo praticados no Brasil.

Por isso, o que antes eram adversários, hoje o agronegócio e o meio ambiente são verdadeiros parceiros.

Economia do diesel: ponto de partida da redução de impactos ambientais

Visto como rivais por muito tempo, o meio ambiente e a produção de alimentos (agronegócio) são agora reconhecidos como grandes parceiros. Um depende do outro e eles podem perfeitamente trabalhar em constante parceria.

Mas como pensar em uma parceria benéfica para ambos os lados?

Várias podem ser as ações, mas economia do diesel pode ser um ponto de partida excepcional. E o mais importante, você pode fazer isso na sua fazenda, priorizando o consumo de suas máquinas agrícolas.

Dessa forma, para conseguir maior economia do diesel e combater os vilões do consumo na sua fazenda, além de proteger o meio ambiente, as seguintes ações são fundamentais: 

Correta manutenção do maquinário agrícola 

O agronegócio vem passando por avanços tecnológicos em seus equipamentos agrícolas que caminham para consumir menos combustíveis e isso naturalmente contribui com o meio ambiente. No entanto, o fundamental é também realizar uma detalhada e regular manutenção de tratores e implementos.

O processo de manutenção pode ser genericamente denominado como o conjunto de cuidados adotados pela fazenda para o funcionamento contínuo e indeterminado das máquinas agrícolas.

Para os tratores, a manutenção evita, além dos custos diretos, relacionados a quebras e às substituições de peças, os indiretos, que são os custos extras por conta da indisponibilidade do equipamento no momento em que seu uso é necessário. 

Invista em planejamento das operações 

Além da manutenção, o planejamento é outro grande aliado na economia do diesel e do meio ambiente.

Dessa forma, adotar uma estratégia que adeque o objetivo da operação à potência do trator será fundamental para otimizar o consumo de combustível.

Veja um exemplo: se a operação exigir um serviço muito mais pesado, o ideal é adotar uma máquina de alta potência. Já serviços leves exigem menor potência.

O simples uso da máquina certa para a atividade certa será essencial para que sua fazenda consiga reduzir o consumo de combustíveis, protegendo também o meio ambiente.

Além disso, o uso correto de marcha/rotação/reserva de torque do trator são fatores que você também deve ter conhecimento, pois contribuem com maior economia no diesel utilizado. 

Gestão do consumo de diesel na fazenda 

Você sabe o quanto cada uma de suas máquinas agrícolas consome de diesel durante um dia de trabalho? E qual é o gasto médio com combustíveis que você tem por talhão?

Se você não tem a resposta, dificilmente conseguirá saber se há a possibilidade de ter maior economia do diesel em sua fazenda.

Por essa razão, implantar um sistema de gestão para controlar o consumo de combustíveis é essencial para sua fazenda. Com esse sistema você conseguirá acompanhar todos os processos onde o diesel está envolvido, reduzindo o consumo e contribuindo com o meio ambiente.

E um dos melhores sistemas de gestão de combustíveis na fazenda é o FUEL360, desenvolvido pela Nuntec Agro, como veremos a seguir.

FUEL360: Auxilia na economia do diesel e contribui com o meio ambiente

Um dos sistemas mais eficientes para realizar o controle do combustível em fazendas é o FUEL360. Esse sistema de gestão é bastante completo e permite acompanhar todos os processos dentro da fazenda onde o diesel está envolvido.

O FUEL360 permite: 

  • Segurança na hora de monitorar seu combustível;
  • Maior eficiência energética, por meio do melhor uso dos combustíveis;
  • Manter o gestor sempre informado sobre tudo que acontece nos abastecimentos;
  • Prevenção de erros de apontamento, fraudes e desvios de abastecimentos;
  • Disponibilidade de informação de abastecimentos, consumos e estoques em tempo real.

Dessa forma, com o FUEL360, você fará com que a economia de diesel na sua fazenda atinja um novo patamar, fazendo o agronegócio evoluir e o meio ambiente agradecer!

 Quer saber mais sobre como otimizar o consumo de combustíveis no agronegócio? Então confira o blog da Nuntec Agro e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *