volume de combustível
A variação do volume de combustível diesel em função da temperatura em postos de fazenda
16 de junho de 2020
interpretação de horímetros
Como não errar a interpretação de horímetros em máquinas agrícolas
26 de junho de 2020
Exibir tudo

Saiba quais são os vilões do consumo de diesel na sua fazenda

consumo de diesel

Veja quais são os principais vilões do consumo de diesel na sua fazenda e saiba como evitar e controlar cada um deles.

O agronegócio brasileiro é um setor onde o controle de todas as etapas relacionadas à produção são uma necessidade recorrente, pois tem relação direta com o lucro. 

Uma dessas preocupações é a identificação dos vilões do consumo de diesel de máquinas agrícolas.

Na fazenda, o consumo é influenciado por uma série de fatores controláveis e incontroláveis, que aumentam, inclusive, os gastos da atividade agrícola.

Para você saber mais quais são esses vilões e quais ações que sua propriedade deve priorizar para economizar mais diesel, permitindo que sua atividade conquiste maior lucratividade no fim do mês, continue com a leitura! 

Falta de manutenção das máquinas agrícolas

A falta de manutenção (preventiva e corretiva) das máquinas agrícolas poderá trazer diversos problemas. Uma das principais consequências dessa omissão na manutenção é a elevação do consumo de diesel que elas podem apresentar.

Quando não estão com as manutenções em dia, as máquinas tendem a ter desgaste excessivo de componentes do motor, fazendo com que o equipamento exija mais combustível para garantir a mesma potência.

Por isso, tenha sempre em mente que a manutenção e operação são atividades que têm que trabalhar sempre juntas.

Momento em que ocorre o abastecimento da frota

O momento incorreto em que há o abastecimento da frota agrícola é outro fator muito importante que pode influenciar no consumo das máquinas agrícolas.

A recomendação é realizar o abastecimento no final da jornada de trabalho, com o trator ainda quente. Nesse abastecimento, o tanque deve ser totalmente preenchido. Isso ajudará na expulsão dos vapores de água acumulados dentro do tanque, impedindo a contaminação do combustível.

Mas, por muitas vezes, os operadores costumam abastecer as máquinas somente no dia seguinte. Ao fazer, isso, a tendência é que o vapor que se acumulou dentro dos tanques irá condensar nas paredes, formando água.

Essa água irá se misturar ao óleo diesel do tanque, provocando possíveis contaminações, além de causar desgastes acelerados e possíveis corrosões nas peças dos motores e de todo conjunto de alimentação do maquinário.

Além de elevar o desgaste das peças, o combustível misturado com água se torna menos eficiente durante as operações, acarretando em maior consumo de diesel por parte das máquinas agrícolas.

Para resolver isso, são necessárias algumas simples mudanças no planejamento das atividades nas fazendas, estimulando os operadores a fazer o reabastecimento ao final das operações do dia.

Calibragem e pressão dos pneus

Um outro vilão do consumo em máquinas agrícolas é a calibragem e pressão incorretas dos pneus dos tratores.

Pressões dos pneus acima do recomendado auxiliam no aumento da patinagem, elevando o consumo de combustível. Por outro lado, pressões muito baixas aceleram o desgaste dos pneus, podendo danificá-los, além de também exigir mais força do motor, fazendo com que a máquina também consuma mais combustível.

A recomendação nesse sentido é sempre seguir o manual do fabricante, que indicará qual é a pressão dos pneus para cada tipo de operação.

Lastreamento incorreto: um dos grandes vilões do consumo de diesel

Um dos fatores que faz grande diferença no resultado final das operações de um trator agrícola é o seu lastro. 

Esse é um procedimento utilizado para aumentar a aderência do solo com as rodas motrizes das máquinas, assim proporcionando aumento da capacidade de tração e da estabilidade do conjunto trator-implemento.

Porém, a distribuição de peso realizada de forma incorreta pode afetar os níveis de patinagem, trazendo como consequências um desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos, perda de força de tração, além de um significativo aumento de consumo de combustível.

Para evitar esse problema, a configuração do lastro tem grande importância na performance dos tratores, pois garante um melhor aproveitamento da transmissão de potência do trator ao solo, permitindo maior estabilidade, reduzindo o power hop (galope) e diminuindo o consumo de combustível.

Vale salientar que, assim como ocorre com a pressão dos pneus, a configuração do lastro deve seguir a recomendação do fabricante para cada tipo de operação.

Ausência de um sistema que controle o consumo de diesel

Em uma fazenda, é praticamente impossível reduzir o consumo de diesel sem saber exatamente o quanto e como se gasta. Por isso, um dos principais vilões do consumo de diesel é a falta de controle, que pode trazer importantes impactos para a fazenda.

Sem o real conhecimento das variáveis que elevam o consumo de diesel é impossível criar alternativas para reduzir a influência destas variáveis nos custos operacionais.

Para resolver esse problema, vale adotar um software que irá coletar, organizar e disponibilizar, em tempo real, todos os dados de consumo de diesel. Um desses software é o FUEL360, desenvolvido pela Nuntec Agro e que melhora todas as práticas de gestão do diesel.

Com as informações coletadas pelo FUEL360 em mãos, o gestor agrícola poderá identificar possíveis falhas que comprometam o consumo de diesel, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e assertivas para reduzi-las.

 

Você quer controlar todo o consumo de diesel de suas máquinas? Então acesse nosso site e conheça todos os benefícios do FUEL360.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *