Tecnologia ajuda produtores rurais economizarem até 25% nos gastos com diesel
Tecnologia ajuda produtores rurais economizarem até 25% nos gastos com diesel
15 de dezembro de 2020
5 dicas para o produtor rural economizar com diesel
3 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Gestão de diesel: como a automatização pode potencializar seu negócio?

Quando falamos em custos de produção no ambiente agrícola, o que vem em sua mente? Certamente nos vem à lembrança do custo com sementes, defensivos agrícolas e maquinários, certo? Mas e se falarmos que o custo com combustíveis e a consequente falta de gestão do diesel representam uma das maiores preocupações na atualidade?

Não é novidade para ninguém que a falta de gestão contribui para que os combustíveis, que estão cada vez mais caros, impactem diretamente as finanças da fazenda, comprometendo contas e até prejudicando investimentos.

Mas tão importante quanto à gestão de diesel é a gestão automatizada deste combustível que as fazendas podem conseguir por meio da plataforma Fuel 360, da Nuntec Agro. Essa que é capaz de disponibilizar informações de abastecimentos, consumos e estoques de diesel, potencializando todo o negócio agrícola. 

 

Por que automatizar a gestão de diesel na fazenda?

Apesar do atual cenário econômico de pandemia e crise econômica mundial, o setor primário ainda consegue apresentar um crescimento contínuo no país. Neste panorama, o agronegócio tem papel fundamental dentro da economia brasileira, auxiliando na sua recuperação.

Porém, o desenvolvimento da agricultura só é possível com investimento em tecnologia para superar desafios de operação, logística e principalmente de gestão. Para contribuir com isso, a Nuntec Agro desenvolveu, por meio de uma tecnologia moderna e sempre atualizada, a plataforma Fuel 360.

Essa é uma estratégia totalmente voltada para a gestão automatizada de combustíveis, permitindo o controle de todas as etapas, desde a compra até seu consumo pelas máquinas e equipamentos agrícolas.

Esse tipo de tecnologia possibilita a integração e a conexão entre propriedades, processos, equipamentos e pessoas, permite também a produção de relatórios com dados valiosos sobre o negócio, fazendo com que a tomada de decisões seja mais estratégica e assertiva, pois se baseia em dados concretos.

Com resultados comprovados no cultivo de cana e também em grãos, a plataforma Fuel 360 contribui com reduções significativas de gastos com diesel, que variam de 8% a 25%. Elimina ainda irregularidades que ocorrem na entrega do combustível pelo fornecedor, além de garantir um consumo eficiente do diesel pelas máquinas (equipamentos próprios e terceirizados). 

 

A gestão do diesel não automatizada pode representar um problema

A gestão do diesel, mesmo que realizada em planilhas de papel ou programas de computador, é um processo que ocorre na grande maioria das fazendas, mesmo que de forma simplista e pouco detalhada.

Porém, mesmo que a gestão de diesel em papel seja muito bem organizada pelo gestor, alguns impactos podem comprometer as tomadas de decisão, principalmente quanto ao volume em estoque, logística e consumo.

Um desses problemas é a dificuldade de controle de diesel, tanto na etapa de abastecimento quanto o consumo das máquinas agrícolas. Isso resulta em maiores dificuldades na organização dos custos com combustíveis, além de falta de combustível para tarefas do dia a dia.

Além disso, a dificuldade da gestão básica aumenta à medida que o número de máquinas, pessoas e processos também aumenta na fazenda. Se o número dessas variáveis aumentar, certamente a dificuldade também aumentará na mesma proporção, decorrente de eficiências de consumos diferentes, horas trabalhadas diferentes, máquinas diferentes e processos distintos, etc.

Por fim, a identificação de problemas associados à oferta e uso de combustíveis será praticamente imperceptível com a não adoção de uma gestão automatizada. Problemas como vazamentos, bombas mal aferidas e até furto de combustíveis não serão identificados e comprometerão as contas da atividade.

Em contrapartida, quando adota a gestão de diesel automatizada, caso da plataforma Fuel 360, o gestor rural conseguirá:

  •         Automatizar a gestão de consumo de combustível de toda a fazenda, com consequente redução de custos;
  •                 Promover a sustentabilidade da fazenda;
  •         Eliminar irregularidades, permitindo total rastreabilidade do diesel, desde a entrega até o abastecimento da frota;
  •                 Controle total dos abastecimentos de frotas terceirizadas;
  •         Realizar a gestão do combustível de forma profissional, com ela sendo monitorada por uma equipe especializada e que estará acompanhando todos os processos.

 

Fuel 360: a plataforma de gestão automatizada de diesel da Nuntec Agro

Quando o assunto é uso de diesel na fazenda, vimos que uma gestão eficiente, automatizada e integrada é essencial em diversos aspectos, pois gera informação de qualidade e reduz falhas que podem acontecer nesse processo.

A gestão automatizada permite ainda a geração de estratégias que ajudam a elevar a eficiência do agronegócio, principalmente quanto à questão financeira.

Portanto, se você pretende melhorar a gestão de diesel, a plataforma Fuel 360 é a sua melhor escolha. Ela permite uma gestão integrada e um monitoramento do consumo de diesel de forma totalmente automatizada.

Com esse processo, as melhores práticas para gestão de diesel podem ser adotadas, permitindo significativa melhora no controle da frota agrícola.

Quando comparado a outras formas de gestão de diesel, a Fuel 360 apresenta os seguintes diferenciais:

  • Tecnologia moderna e sempre atualizada, que faz uso de aplicativos móveis totalmente voltados para a gestão de combustíveis, desde a compra até a queima nos motores das máquinas e equipamentos;
  • Maior eficiência, com garantia da compra até o consumo de combustível dentro da fazenda;
  • Sensoriamento universal.

Dessa forma, a gestão do diesel torna-se uma necessidade recorrente em qualquer fazenda, mas quando ela é realizada de forma automatizada e personalizada o negócio será potencializado e isso representará uma excelente consequência.

Por isso, recomendamos que você conheça todas as funcionalidades relacionadas a plataforma Fuel 360.

Quer saber mais sobre a gestão automatizada de diesel. Então acompanhe nosso blog e veja as vantagens da gestão automatizada de diesel na sua fazenda.

2 Comments

  1. marcos disse:

    Muito bom e útil este site.
    Gostei muito!
    Parabéns!

  2. marcos disse:

    Muito bom e útil este site.
    Gostei muito!
    Parabens!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *