aumentar o lucro da fazenda
Conheça 5 dicas rápidas para aumentar o lucro da fazenda
23 de julho de 2020
diesel vazou
O diesel vazou! Quais os efeitos quanto à contaminação do solo?
13 de agosto de 2020
Exibir tudo

Saiba como fazer a Gestão de Postos de Abastecimentos internos das Fazendas

gestão de postos de abastecimento

Você faz a gestão dos postos de abastecimentos internos da sua fazenda? É muito importante tratá-los como geradores de resultado. Saiba mais a seguir! 

A gestão do uso de combustíveis é uma das etapas mais importantes para o agronegócio. Por isso, a gestão de postos de abastecimento é uma necessidade que precisa ser periódica e bem realizada.

No Brasil, por exemplo, existem aproximadamente 40.000 postos de revenda varejista e mais de 200.000 postos internos em empresas, principalmente nas Fazendas.

Alguns desses postos, inclusive, chegam a movimentar quantidade de combustível muito superior às comercializadas por um posto da revenda varejista. 

Esse artigo tem como foco principal os processos de gestão para eliminar perdas de combustível nos processos de compra, recebimento e fechamentos de estoques nos Postos Internos de Fazenda.

A importância da gestão de postos de abastecimento agrícola

Assim como ocorre com postos de combustíveis presentes em todas as cidades do Brasil, muitos são os desafios da gestão de postos de combustíveis nas fazendas. 

Os postos (fixos ou de comboio) são amplamente utilizados nas fazendas todos os dias, e isso exige uma operação muito bem realizada por parte de seus colaboradores e uma gestão bastante informatizada aos proprietários.

Afinal, é preciso lidar com colaboradores e fornecedores a todo instante, bem como acompanhar os níveis de combustível e qualidade das bombas. Essa gestão também permite fazer um inventário regular, solucionar problemas e principalmente garantir a segurança desse processo na fazenda.

Assim, para que esse procedimento de abastecimento seja o melhor possível, uma dica é imprescindível: investir em treinamentos de manejo correto dos equipamentos de abastecimento. 

Dessa forma, seus colaboradores garantirão mais cuidados ao abastecer a frota agrícola, conduzindo bem cada abastecimento e reduzindo as possibilidades de perdas acidentais e descontrole dos estoques.

Mas diante disso fica a questão: quais pontos do planejamento e da gestão de postos de abastecimento precisam ser acompanhados de perto? Será isso que veremos a seguir!

Quais processos ligados aos postos de abastecimento agrícola merecem maior atenção?

Vimos anteriormente que a correta gestão de postos de combustível é parte fundamental para controlar o processo de abastecimento de toda a frota agrícola, melhorando os custos e aumentando a eficiência.

Mas, para isso, alguns pontos devem ser melhor gerenciados. Estes vão desde a correta aferição das bombas do posto e da melosa até o controle das médias de consumo de combustível de cada máquina abastecida (trator, caminhões, etc.).

Veja mais sobre os 3 pontos mais importantes da gestão de postos de abastecimento agrícola que você precisa saber.

1. Faça a pesagem do diesel quando ele chega na a fazenda

A pesagem do diesel a cada nova chegada parece ser um processo insignificante, mas você sabia que o peso (volume) que sai do entreposto de combustível e chega à fazenda pode ser diferente em razão das variações climáticas?

A solução é viável nas fazendas onde já existem balanças para pesagem de cargas de grãos e outros insumos.

2. Faça a conferência da carga através das marcações instaladas pelo INMETRO, em cada escotilha do caminhão tanque

Todo caminhão tanque necessita ter a aferição e capacitação dos tanques para o adequado transporte de combustível em dia. 

Esses processos são realizados pelo INMETRO e servem para garantir que a quantidade indicada em um compartimento de um tanque de combustível de um caminhão tenha realmente a quantidade indicada nela e na nota fiscal.

3. Faça a remoção e a conferência dos números dos lacres que devem constar na nota fiscal de entrega do fornecedor

Uma carga de combustível, comprada diretamente de uma distribuidora ou TRR (transportador, revendedor e retalhista), deve ser entregue por este em caminhão tanque de acordo com as normas do INMETRO. Cabe ao fornecedor a responsabilidade de lacrar os compartimentos e as tubulações de descarga, colocando os respectivos números na nota fiscal, possibilitando com isso que a fazenda realize a conferência e o rompimento, antes do recebimento da carga de combustível.

4. Realize a aferição mensal das bombas de abastecimento do posto e da melosa.

A aferição de bombas tem o objetivo de verificar se há o correto abastecimento da quantidade de combustível indicada pelas bombas. O procedimento consiste em colocar certa quantia de combustível, a mesma indicada na bomba, em um recipiente previamente aferido pelo Inmetro.

Este recipiente possui uma régua graduada que informa a quantidade abastecida. Em seguida, deve-se verificar o volume do recipiente abastecido, que deverá estar na marcação zero.

Esse processo deve ser realizado, preferencialmente, a cada mês. Isso permite um melhor controle do volume abastecido e uma rápida tomada de decisão caso ocorra volumes discrepantes, reduzindo custos além do esperado.

5. Faça o inventário diário dos estoques de combustível no posto da fazenda

Basicamente, todo inventário é uma estratégia de identificação, separação e contagem de itens do estoque de uma empresa. Assim, no caso da gestão de postos de abastecimento agrícola, o objetivo do inventário será o de conferir se os números apresentados nos controles da Fazenda, correspondem com a quantidade de combustível que consta nos tanques de armazenamento.

Mas para que não ocorra desorganização ou qualquer tipo de erro, é importante definir um período para a realização do inventário. Preferencialmente, esse inventário deveria ser diário, mas você deve optar pela estratégia que seja mais conveniente.

Mas, para facilitar seu trabalho, vale implementar um sistema de tecnologia inteligente como o FUEL 360. Com ele, você consegue ter mais controle da gestão do seu postos de abastecimento, por meio de tecnologia/função exclusiva que interrompe até mesmo as operações caso existam inventários pendentes. 

Além disso, o FUEL 360 também registrar os processos de movimentação do Diesel de forma automática seja da compra a queima na máquina.

Controle de consumo de máquinas agrícolas e ajudar a identificar quais podem ser os vilões do consumo de diesel na sua fazenda;

Dessa forma, com esse sistema bem aplicado, você terá variadas vantagens ao utilizar seu posto agrícola, gerenciando melhor o controle de estoque, otimizando a utilização de recursos, reduzindo custos e protegendo meio ambiente.

Portanto, a gestão de postos de abastecimento realizada da forma mais profissional possível trará ganhos importantes à essa etapa, influenciando diretamente sobre melhor controle de custos de toda a atividade agrícola.

Gerencie seu posto agrícola da forma mais profissional possível, e saiba exatamente o que acontece com o abastecimento de suas máquinas agrícolas!

 

Quer saber como fazer a melhor gestão de postos de abastecimento na sua fazenda? Então conheça o FUEL 360 e todas suas funcionalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *