falta de controle do diesel
Como evitar perda financeira pela falta de controle do diesel na sua fazenda
4 de setembro de 2020
rastrear o diesel
Como rastrear o diesel e garantir uma frota agrícola mais segura?
9 de outubro de 2020
Exibir tudo

Plantio de soja: controle o diesel e tenha uma safra mais lucrativa

plantio de soja

O agronegócio é uma das fontes mais importantes para o PIB brasileiro e representa cerca de 21,4% de tudo o que é produzido no país. No atual cenário, o plantio de soja tem papel de destaque, com elevada produtividade em várias regiões do país.

Mesmo assim, produtores desse grão estão constantemente em busca de novas tecnologias e boas práticas para otimizar a produção, ou seja, pretendem produzir mais, mas querem gastar menos e, mesmo assim, garantir a competitividade do produto. Tudo isso sem se esquecer da questão do meio ambiente e da máxima qualidade dos grãos.

Neste contexto, o controle do uso do diesel é fator fundamental para que a safra de soja atinja a produtividade e a lucratividade esperadas.

Conheça as estratégias para que o plantio de soja seja mais eficiente e saiba qual é a importância do controle do diesel na garantia de uma safra muito mais lucrativa.

Plantio de soja no Brasil: alta produtividade e muitos desafios

O Brasil tem, na atualidade, o título de maior produtor de soja do mundo. A produção brasileira deste grão da safra 2019/20 atingiu o recorde de 253,7 milhões de toneladas, crescimento de 4,8% ante 2018/19, ou o equivalente a 11,6 milhões de toneladas.

Quem vê safras recordes pode imaginar que os produtores de soja têm vida fácil. Mas, não quem trabalha no campo sabe que não é bem assim!

Quem trabalha no campo sabe que muitos são os desafios que produtores de soja enfrentam todo dia. Entre os quais, destacam-se:

  •         Baixa qualidade de insumos em muitas regiões, com sementes e fertilizantes ditos “baratos” não apresentam a eficiência desejada;
  •         Fatores climáticos adversos, como falta ou excesso de chuva;
  •         Custos de produção elevados;
  •         Dificuldade de conciliar as tarefas de manejo com a administração do negócio;
  •         Falta de acesso a novas tecnologias;
  •         Variação do preço de venda devido a fatores econômicos nacionais e internacionais;
  •         Dificuldade no controle de plantas daninhas, pragas e doenças;
  •         Falta de controle no uso e manutenção de máquinas agrícolas;

Além destas questões, há a questão do uso de combustíveis. Você sabia que os custos com combustíveis e lubrificantes representam cerca de 20 a 30% dos custos totais de uma máquina agrícola? Essa variação se dá de acordo com tipo de combustível e tempo de uso do trator ou colheitadeira durante o ano.

Por isso, o correto controle de custos no uso de combustíveis para o plantio de soja é mais uma dificuldade que precisa ser muito bem entendida e gerenciada pelo produtor que quer ter uma safra mais lucrativa.

Controle do diesel. Fator essencial para otimizar o Plantio de soja

Como vimos, para garantir uma safra muito mais lucrativa é preciso focar no acompanhamento de muitos fatores e desafios relacionados ao agronegócio.

Dentre esses fatores, é preciso reforçar que o gerenciamento das máquinas agrícolas e o controle do diesel consumido são, com certeza, pontos que precisam ser muito bem monitorados.

Muitas variáveis estão ligadas a essa questão. Estas variáveis vão desde a energia solicitada pelas máquinas e o seu estado de conservação até o preço do diesel e o comportamento do operador.

Por essa razão, para o plantio de soja, o gestor agrícola deve estar atento a uma série de aspectos que influenciam indiretamente seus custos com combustíveis, tais como:

  •         Monitorar as condições das máquinas

Nada adianta investir em máquinas de última geração, sem que elas estejam em suas melhores condições de funcionamento. É preciso também que a manutenção e o ajuste dos implementos, assim como a regulagem do motor sejam melhor gerenciados e estejam em condições para o plantio de soja.

  •         Entender o potencial de rendimento e consumo de cada máquina

Atualmente, existem modernos sistemas capazes de acompanhar, em tempo real, os principais componentes das máquinas agrícolas. Isso possibilita que se entenda o real potencial de rendimento de todos os elementos da frota.

Tal controle é importante, pois permite analisar o controle de diesel mais facilmente, pois uma máquina trabalhando em altas rotações consome mais combustível e, portanto, é menos econômica, por exemplo.

  •         Investir em capacitação do pessoal

Nada adiantará investir altos valores na aquisição de equipamentos se não há pessoal capacitado para operar as máquinas. Por isso, investir em capacitação profissional é passo essencial para controlar o uso do diesel e garantir uma safra mais lucrativa.

Acompanhe o custo com combustível de forma sistematizada

Não há melhor forma de manter o controle de diesel e ter uma safra mais lucrativa do que acompanhando o consumo de combustíveis por meio de um sistema automatizado e que consiga monitorar todas as variáveis.

Assim, quando o assunto é uso de combustível na fazenda, uma gestão eficiente e integrada gera informação de qualidade que permite a correção de falhas e geração de estratégias que ajudam o plantio de soja ser mais produtivo e lucrativo.

Portanto, para que o seu plantio de soja seja mais otimizado e lucrativo, vale muito a pena escolher um bom sistema integrado de gestão de combustíveis que seja capaz de monitorar o consumo de diesel das máquinas durante o plantio de soja.

Neste caso, o FUEL360 é a melhor opção. Com esse sistema você terá as melhores práticas para gestão de diesel, ajudando-o a ter uma safra mais lucrativa.

Com o FUEL360 você terá:

  •         Redução de custos, por meio do controle efetivo de médias de consumo;
  •         Prevenção de erros, tais como fraudes e desvios de abastecimento;
  •         Mais agilidade, com disponibilidade de informações de abastecimentos, consumo e estoques, tudo em tempo real;
  •         Informações personalizadas conforme a realidade do plantio de soja, ajudando o gestor a tomar as decisões mais assertivas e estratégicas.

Portanto, se você quer ter uma safra de soja mais produtiva e lucrativa, a adoção do FUEL360, é fundamental. Seu plantio de soja e seu bolso agradecem e sua safra será mais lucrativa.

 

Você quer ter um plantio de soja mais lucrativo? Então conheça o FUEL360 e veja o que você precisa para conquistar isso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *